Pages

Thursday, November 29, 2007

Iniciativas DEZEMBRO 2007 (adultos e crianças)







Crianças e adultos! Nesta época: espaço para todos!
- 15 de Dezembro
OFICINA DE JOGOS PARA CRIANÇAS dos 6 aos 10 anos
Passos no Ar (Castêlo da Maia)
15 de Setembro (Sábado) das 14 às 18 horas
Esta é a Oficina de férias de Dezembro em que através do Jogo, e usando materiais diferentes, a criança aprende coisas sobre si e os outros. A estimulação e o "espicaçar" do desenvolvimento (atenção, cooperação, criatividade, usos da voz,...) bem juntos ao largo das 4 horas de gargalhada que durará a Oficina!
"Traz lanche, roupa cómoda, a tua energia e deixa os pais lá fora!" :)
Uma aposta para quem acredita que o desenvolvimento começa bem cedo!
Informações:Escola Passos no Ar: http://www.passosnoar.net/ passosnoar@gmail.com
91 7055994 / 22 98623920
- 22 de Dezembro
TRABALHO CORPORAL INTEGRADO (TCI)
Passos no Ar (Castêlo da Maia)
Das 14 às 18 horas
De novo esta iniciativa dedicada inteiramente ao bem-estar, ao relaxamento, a aprender do corpo, mas sobretudo a deixar sair todas as tensões! Para que o novo ano comece de novo, realmente. E que o corpo se deixe levar!...
Sempre com música e com actividade de grupo, exploram-se várias formas de relaxamento (algumas mais passivas outras mais activas) e de consciência corporal.
Destinado a qualquer pessoa com tempo para si própria!
"O presente para o umbigo!"
Informações: Escola Passos no Ar (ver acima)

O e-mail - jogoscorpovoz@gmail.com - é também sempre receptivo a qualquer dúvida sobre estas ou outras actividades do Projecto.
E que Dezembro comece!!

Friday, November 16, 2007

3ª Edição - Falar Em Público - Velha -A - Branca


E só nos apetece cantarolar…
Lá vai uma, lá vão duas, lá vão três …formações de Falar em Público…uma é minha outra é tua…outra é de quem está a participar….:)

3ª edição do curso Falar em Público na Velha – A – Branca e pela 3ª vez um grupo de 7 elementos e uma formadora se juntam para mais 15 horas de pura aventura e descoberta da expressão e do valor da comunicação.
E o ponto de partida começa pela descoberta de cada participante, da pessoa que fala, da pessoa que escuta, da pessoa que sente e da pessoa que quer aprender mais para fazer melhor.
E assim, falando daquilo que mais sabemos, nós mesmos, se inicia mais uma formação. Se conhecem as pessoas, se lançam os objectivos e se mostra logo o primeiro trabalho.

Tuesday, November 13, 2007

Um espaço cheio de gente.Gente com espaço dentro.











11 de Novembro. Seria quase impossível imaginar que fosse realmente um Domingo e ainda por cima de primavera, daqueles que convidam a passear perto do Tejo e descansar da e para a semana. Mas ainda assim, às 9 da manhã, os primeiros passos fizeram-se ouvir.
Chegavam os Músicos, com mochila, colchão, instrumentos pendurados e abertura no olho.
Havia cansaço. Mas havia, mais que tudo, vontade, energia, predisposição, interesse, vitalidade.
O espaço amplo depressa se encheu de corpos andantes. E cada corpo se encheu de espaço ao longo do dia.
Começava a formação "O Eu, o Outro e o Espaço". Tudo estava presente e tudo fazia sentido.

Foram 6 horas de trabalho prático, troca de experiências e reflexões. Foram 6 horas de música a soar por fora e movimentos a soar por dentro. O som externo baixou o volume e permitiu ouvir os sussurares dos corpos destes participantes com forma de clave de sol.
A experiência encheu a Orquestra Metropolitana de Lisboa com sons de passos, de corrida, de dança, de contacto com o chão, de balanço de corpos,...
Cada um viu e mostrou de si. E os corpos foram-se afinando mais e mais e mais....

Nessa tarde de sol lá fora, viveu-se o ritmo de outra maneira....

Monday, November 12, 2007

Eram muitos. Foram bons. (A experiência em Leiria)







Eram muitos. Mais homens que mulheres; formações diferentes; necessidades e expectativas diferentes. Movia-os a curiosidade, a vontade de saber mais, de conhecer, e uma disponibilidade extraordinária! Uma paciência enorme! E uma abertura que foi crescendo, pouco a pouco, numa sala com luz e cadeiras azuis.
Gente que deu horas de si para aprender mais. Gente que se deixou mover pelo desconhecido e se deu a 8 horas de formação, divididas em dois dias e, para alguns, bastantes quilómetros.
Assim foi em Leiria, nos passados dias 09 e 10 de Novembro, nas instalações da Movicortes.
Com mais de 15 pessoas ligadas pelo Corpo, a Voz e o sorriso.
Uma formação (ou "encontro", como alguém lhe chamou) com bons frutos e resultados francamente surpreendentes e positivos!
Uma experiência rica para o lado de cá. Uma experiência que se deseja rica para o lado de lá!
Ao empenhado grupo de empenhada gente participante, os Parabéns!
À organização e ao acolhimento o grande Obrigada!

Wednesday, October 31, 2007

Iniciativas NOVEMBRO 2007 - a estender para o sul...

Porto, Braga, Póvoa de Varzim, Mindelo, Castêlo da Maia,...
Por aqui estivemos e vamos estando.
E agora chega a vez de ir mais para sul. Assim, as próximas iniciativas do Projecto terão características específicas e local diferente.

- LIVRARIA ARQUIVO - LEIRIA
9 e 10 de Novembro de 2007
Formação de 8 horas sobre O Corpo e a Voz como ferramentas de expressão em público.
Esta será uma formação em que se explorarão os recursos de Corpo e Voz ao nível do contacto na área de vendas.
Sem inscrições abertas ao público em geral porque destinado apenas aos elementos de um grupo empresarial da Leiria.
Terá lugar na própria Livraria Arquivo (http://www.arquivolivraria.pt/), uma referência nacional ao nível da divulgação de diversas áreas das artes e cultura.

- ASSOCIAÇÃO MÚSICA NOS HOSPITAIS
11 de Novembro de 2007
Formação de 6 horas "O Eu, o Outro e o Espaço", para os músicos da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS).
Este será um espaço em que os Músicos poderão explorar a sua posição no meio físico envolvente, o seu lugar próprio e o contacto com o outro, nesses espaços.
Destinado apenas aos Músicos da APMHIS (http://www.musicanoshospitais.com/).
Terá lugar na Orquestra Metropolitana de Lisboa e será uma excelente oportunidade para a equipa no sentido de contactar com estes profissionais ligados à humanização dos serviços de saúde em Portugal.

Assim se voa de Corpo e Voz... E no meio de livros e música!

Sunday, October 28, 2007

Quem forma também se forma...

A criadora do Projecto sentiu necessidade de voar mais e mais. Porque cada vez apetece avançar passos e passos à frente, conhecer, descobrir, aperfeiçoar...
Assim, neste momento, a par do Master em Análise e Condução de Grupos, na Universidade de Barcelona, que já vai no 2º ano de conteúdo (e prazer de aprender!), junta-se mais uma curso.
Trabalho Corporal Integrativo, com a Associação para a Expressão e Comunicação de Barcelona.
Neste espaço vive-se o trabalho de corpo de várias formas e todas as téncinas são exploradas.
Aprende-se vivenciando, usufuindo, experimentando, testando... Reflecte-se e elabora-se, também.
Mas sobretudo vive-se o que depois se passará a outros, com todo o prazer que trabalhar nesta exigente área acarreta!
Na fotografia uma imagem de um momento de formação. Em que o corpo vai à frente... E todo o resto o segue...

Assim cresce o Projecto: com gente a formar-se e gente a formar!
À Sócia que no dia-a-dia planta as sementes reais e colhe os frutos frescos, o prazer chega-lhe dos sorrisos, vistos mais de perto. O cansaço acompanha-a, com certeza, a exigência far-se-à notar, seguramente, e às vezes chega a sair-lhe do corpo, em forma de nariz entupido! Mas o trabalho vale e deixa contente quem deste lado segue as descrições dos resultados.
A esta, que ao longe e de quando a quando vai podendo ver os resultados de perto, resta-lhe a continuação da formação e a satisfação de saber que o que vale a pena segue. E segue.... E segue... E segue!

Aqui fica o hino àquilo em que se acredita.

Monday, October 22, 2007

Pla 2ª vez na Velha-a-Branca -casa cheia e sorriso também











2º Edição do Curso Falar em Público na Velha – A – Branca, em Braga.
3 sessões, 3 Sábados, 15 horas…15 horas de trabalho passadas e desta vez com turma completa!:))
E os 10 elementos, de simples participantes avulsos e desconhecidos, foram-se tornando pessoas conhecidas, próximas e particulares. Porque falar em público é mais do que transmitir mensagens. É aproximar pessoas, é dar a conhecer e conhecer… E assim “os 10” tornaram-se rostos de super empresas, turistas de Nova York em dias chuvosos, viciadas em café de marca específica, contadores de histórias que perdem autocarros, pessoas que lembram o filme “Do Cabaret para o Convento”, mas desta vez adaptado “Do Hotel para o Jardim de Infância”, mães dedicadas que nos ensinam Língua Gestual, gémeas que se diferenciam e que de semelhança só mesmo uma ténue sombra, homens grandes com voz baixa e doce, mulheres vuluntárias de olhar grande e gestos bracejantes…
E depois de tudo isto criado, de tudo isto conhecido, uma simples actividade de preparação para o treino de voz, em que a intenção era que os participante não se vissem uns aos outros para não criar constrangimentos, estas 10 pessoas dão as mãos e fazem hino aos laços que se criaram.
Do outro lado estou eu, a sócia Bianca, feliz, por ver que trabalhar assim faz a diferença e que as 14 folhas de conteúdos teóricos, as 125451mil actividades que se criaram deram um fruto maior do que melhorar a capacidade dos participantes de falar em público. Criaram também 15 horas de agradável convívio, que passaram rápido e cuja principal crítica foi: "Porque não mais 2 sessões?!!"… Ficou a proposta e a vontade! O necessário para que outras formações surjam, se adequem e novas pessoa se voltem a encontrar!

Wednesday, October 17, 2007

De corpo e voz a fundo- Imagens do 1ºTCI
















Há trabalhos que nos fazem ter a certeza de que andamos no caminho certo, que fizemos a escolha de formação adequada e que seguimos pisadas que nos fazem sentido em todos os sentidos.




E na tarde de 13 de Outubro, divididas as sócias entre formações, na Passos no Ar era assim... Antes de mais, a comodidade de um espaço perfeito. A Passos no Ar (http://www.passosnoar.net/) é mais do que uma escola de danças... É um espaço acolhedor, pensado ao pormenor, com toques de delicadeza e cuidado extremos e com toda a comidade para trabalhos ligados ao corpo... O espaço perfeito para o 1º Curso de Trabalho Corporal Integrado levado a cabo pelo Projecto Jogos de Corpo e Voz. A suavidade do espaço e das pessoas que o coordenam foram meio caminho para a tranquilidade e bem-estar que se criou nessa tarde de sol.
E assim, com várias actividades o trabalho do corpo, pouco a pouco, levou a um clima de grupo perfeito.
Desde a consciência corporal, até à desinibição, ao Estar... Passo-se um pouco de tudo.
Como se nessa tarde "só houvesse presente, sem passado nem futuro...". Aprender a ouvir o corpo, "depois de se perceber que ele fala, comunica".....
Assim foram os feedbacks e assim era a intenção.
E o balanço de mais esta actividade do Projecto é, para a equipa que o leva a cabo, um prazer e um trabalho que faz bem a quem vem e a quem o promove!...
Deixar o corpo falar....

Monday, October 01, 2007

"Ò João, a Bianca roubou-te o coração??"

Começar um grupo tem sempre que se lhe diga. Pessoas novas, actividade nova e pouco conhecida, uma rotina que é quebrada por algo que ainda não tem referência de nenhum género...
E se até com adultos custa começar, com crianças de 3 e 4 anos consegue imaginar-se o cenário, não?
Já há 2 anos que não começávamos um novo grupo de Bebés (chamamos Bebés a todos os menores de 6 anos...). E por isso, as histórias de começos marcam ainda mais.
E esta fica para recordar. A história do João, a quem a Bianca roubou o coração.

Pois era dia de sessão experimental. 13 menininhos e menininhas juntos e a educadora entusiasta a incentivar e a organizar a chegada à sala do eco.
E o João lavado em lágrimas, a chorar como se o mundo fosse desabar e em que o próprio choro
quase fazia por si mesmo desabar o mundo. E a Bianca, com os seus sapatos bonitos e sorriso sincero e cativante, aproxima-se e pergunta-lhe se não quer ir aos Jogos....
E o João troca de colo, agarra-se à sócia dos sapatos - a própria Bianca - e fica, ainda a chorar, mas agarrado a ela como se a conhecesse desde o nascimento!:)
E fica assim a cena paradoxal do bebé a chorar por não querer ir à nova actividade, agarrado sem possibilidade de soltar, ao pescoço de uma pesssoa totalmente desconhecida que por acaso é a própria professora da própria actividade!!!!

Às vezes há cenas assim, que têm fundos sonoros fortes, mas são uma delícia...

Friday, September 28, 2007

Baby-boom!!

Temos o prazer de divulgar a inserção do Projecto numa nova Instituição.
Este ano lectivo os Jogos de Corpo e Voz serão a actividade programada para os novos residentes do Centro Social e Paroquial de Mindelo: os pequenos doces de 4 e 5 anos.
Com a valência de Jardim de Infância aberta pela primeira vez este ano, o Centro convidou o Projecto a realizar a sua actividade extra-"lectiva" para todos o Jardim.
Assim, este ano, o grito dos JOGOS DE CORPO E VOOOOOOZ far-se-à ouvir de novo em Mindelo, desta vez com meninos maiores.
E com muita energia e contentamento da nossa parte pela oportunidade e voto de confiança demonstrados!
À Mafalda, a Directora, o nosso obrigado.
À sócia que o assegurará, toda a energia do mundo!
E aos meninos que nos esperam um sorriso grande de até já!

Cedo haverá notícias de dias de cabelos no ar e história mirabolantes para contar!

Thursday, September 27, 2007

Formação em Trabalho Corporal Integrado


Pois o Projecto avança, evolui e as iniciativas não páram.
Para comemorar os 3 anos de criação, prazer laboral e luta pela área da Expressão, iniciamos uma nova formação: Trabalho Corporal Integrado.
Este curso desenvolve a comunicação não verbal de uma forma essencialmente prática, tocando as áreas do relaxamento, da consciência do corpo e das sensações.
A base? O trabalho de grupo. O encontro de pessoas como vector fundamental. O "toque" como meio.
Assim, a par do trabalho de formações de "Corpo e Voz como ferramentas de Expressão" ou "Falar em público", e das "Dinâmicas de Grupo no trabalho com crianças e jovens", acrescenta-se esta, com um carácter igualmente experimental, em que o que é passado pode ser ensinado a outrém, mas que se caracterriza por um espaço também de disfrute pessoal.
Corpo, Voz, Grupo e Expressão... O tempo passa mas as bases mantêm-se. E junto com elas o mesmo gosto pelo trabalho. A mesma equipa que vibra com cada iniciativa e que mantém a alegria, a cumplicidade e a informalidade em cada trabalho que leva a cabo.

Wednesday, September 12, 2007

Formações SETEMBRO/ OUTUBRO 2007

A partir de agora, o blog Corpo e Voz passa a ter o registo que faltava da agenda de actividades.
Assim, começamos pelas actividades que temos previstas para os meses de Setembro e Outubro.

Viva a rentré!

- 14 e 15 de Setembro
TÉCNICAS DE CORPO E VOZ PARA APRESENTAÇÕES EM PÚBLICO
Inalco (Porto)
14 de Setembro (19.00 - 23.00) e 15 de Setembro (9.30-13.30 e das 14.30-18.30) - 12 Horas
Informações:
INALCO: 22 6097302 /91 8502317 /96 9238267 / 93 9305919 inalco@mail.pt;
http://www.%20inalco.pt/
Rua Arq.º Marques da Silva, 285, 1º e 6º andares 4150-484 Porto


- 29 de Setembro, 6 e 13 de Outubro
FALAR EM PÚBLICO
Velha-a-Branca (Braga)
- 3 Sábados das 15h às 20h- 3 sessões de 5h cada - 15 horas
Informações:
Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural Largo da Senhora-a-Branca, 23 - 4710-433 BRAGA mailto:info@velha-a-branca.net253 618 234 / 916 249 180

- 13 de Outubro
TRABALHO CORPORAL INTEGRADO
Passos no Ar (Castêlo da Maia)
- 13 de Setembro (Sábado) das 15 às 19 horas
Informações:
Passos no Ar:
www.passosnoar.net
91 7055994 / 22 9862392

O e-mail - jogoscorpovoz@gmail.com - é também sempre receptivo a qualquer dúvida sobre estas ou outras actividades do Projecto.

Aqui ficam as primeiras propostas da temporada que começa...

Sócias-amigas em férias....


Julho foi tempo de balanço e de descanso...

Corpos e vozes cansados, dinâmicas já meio estáticas e energias a precisarem de reciclagem.

Assim, a equipa de trabalho tomou-se um respiro e foi descansar.

Nada melhor do que uma reunião de trabalho fora de escritórios, e com possibilidade de durar mais do que umas horas. Para que o tempo físico e mental fosse suficiente para um planeamento que se queria reflectido, voamos dos hábitos e aterramos em Amsterdam.
Daí saíram as directivas para este novo ano que começa para o projecto.
E vão três!
Brindamos, à distância, já, a este novo ano, a mais um e aos que virão!

Tuesday, June 19, 2007

O Projecto a largar asas em BArcelona

Ao longo dos 2, 5 anos em que os Grupos são cada vez mais a paixão laboral e a fonte de investimento em formação desta equipa de duas sócias-amigas, as experiências têm-se sucedido.
Desta vez a nova experiência foi no Hospital de Terraza, uma cidade a 30 Km de Barcelona, em que, a convite da coordenadora do master em Análise e Condução de Grupos, Maria Palacín, surgiu a experiência de trabalho numa equipa de pessoal de contexto hospitalar.
E assim, dois dias passados e um a faltar para terminar, fica o balanço excelente e extremamente positivo de se perceber que, entre dois países, entre dois caminhos, entre tanta coisa de diferente, as maneiras de trabalho se aproximam tanto.
A verdade é que a sócia mais velha (e mais pequena), levou o seu metro e meio e 50 kg de energia em estado puro a aliar-se ao extremo profissionalismo e experiência da sua coordenadora e em equipa, encontrámos mais parecenças do que seria de esperar. Trabalhámos 2 dias inteiros com pessoal do Hospital de Terraza, numa formação de trabalho em equipa e descobrimos que, apesar das diferentes idades, das diferentes experiências quer qualitativas quer quantitativas (são 26 anos contra 41, com as inerentes diferenças en termos de tempo de trabalho), temos os mesmos métodos, a mesma garra e a mesma paixão que transportamos para o contexto de Grupo.
Para o nosso Projecto é um sem terminar de aprendizagem. Mas também a satisafação deste denominador comum, que se encontra a Kms do sítio onde se começou. Deste sentir que por terras Lusas se anda, de facto, no bom caminho. É uma certa validação do Projecto, do trabalho feito, dos métodos escolhidos e, sobretudo, do profissionalismo com que o estamos a fazer.
Se o digo não é por publicidade, mas pela pura satisfação de sentir que o que se começou sozinho, com ideias entre duas pessoas, com trabalho todo construído a próprio pulso, com idades pouco amadurecidas e com receios e dúvidas de se estar ou não a fazer as coisas perfeitas, se valida por completo.
É a vantagem de se trabalhar com outras pessoas, com outros métodos, em novos contextos e perceber que apesar das aparentes diferenças de tanta coisa, o cerne - o trabalho em Grupos - está bem construído e consolidado de forma válida.

Para a sócia que lá esteve, ficou a enorme satisfação de se sentir em casa, mesmo trabalhando noutra lingua, noutro contexto, com outra parceira (em que a parceira sou mais eu, que acompanho) e com outras pessoas.
Encontrar um denominador comum tão perfeito faz-nos sentir no caminho certo e com um gosto pelo trabalho de grupos que não tem fim! É sentir que, seja no Porto, em Braga ou em Terraza, falando em português com diferentes pronúncias, em castelhano ou em catalão, as dinâmicas entre as pessoas são as mesmas e o trabalho com elas permite um prazer que não tem nacionalidade nem limites.

De experiências fomos construindo o Projecto. E com esta pomos-lhe o selo de qualidade!:)
E a alegria de se fazer, laboralmente, o que se ama e com toda a energia do mundo!

Monday, May 07, 2007

Memórias de uma sócia ausente...


Este é um post deixado por apenas uma das sócias do Projecto. A que vive em Barcelona e vem de vez em quando. A que às vezes perde a noção da calidez dos sorrisos fenomenais, das caras doces e dos ares marotos das crianças com quem habitualmente gerava actividade efervescente!
E num dia em que tudo se pode conjugar para que os Jogos sejam a sério, com as duas sócias a rirem, para esta, que está habitualmente longe, fica a sensação de sorrisinho no lábio!:)
E aqui, este momento eternizado numa sala cheia de luz, por dentro e por fora de nós, ficou um dia em que nos voltámos a divertir à grande todos!

Saturday, March 31, 2007

E passados dois anos e meio: a Equipa do Projecto




Passados dois anos e meio de Projecto, dois anos e meio de investimento, de preserverança, de saltos altos e baixos, de cansaço e entusiasmo, de surpresas e deaventuras de todo o género, o balanço só pode ser altamente positivo!
A motivação continua, a garra mantém-se e apesar de as circunstâncias mudarem, a Equipa mantém-se A EQUIPA!
Neste momento, às vezes a Edite é uma sombra, a 1100 Km de distância, a enviar a partir de Barcelona as ideias ou as dificuldades. Às vezes a Bianca é outra sombra, a coordenar a partir da Póvoa, muitas vezes por duas, actividades a vários Km de distância.
Mas nem a distância nos torna sombras distantes em relação ao Projecto. Pelo contrário! Deixa-nos sombras de contornos bem definidos e com objectivos ainda desafiantes!
Ao fim de dois anos e meio a Equipa mantém-se unida e firme, por um Projecto em que acredita!
A Bianca, a Edite e o Jogos de Corpo e Voz!

Thursday, March 01, 2007

Um miminho em grupo


Sempre disseram que uma imagem pode valer mais que mil palavras. É este o conceito do quadro do conhecimento, um das dinâmicas inseridas na temática dos jogos de conhecimento. O objectivo é recortar de revistas imagens que caracterizem os elementos do grupo, inclusive a própria. No final colamos tudo numa “imensa” folha de papel em que cada linha corresponde às imagens que cada um recortou para cada elemento do grupo e cada coluna tentamos que corresponda a uma só pessoa.
E se o objectivo fundamental é ficar a conhecer mais de cada participante, nos entretantos ficamos também a saber o que cada um pensa de nós…e existem sempre surpresas que nos fazem sorrir.
É uma dinâmica que permite relaxar, cruzar a perna e de tesoura em punho rever velhas noticias, velhas tendências de moda (de revistas do ano passado), faz-nos pensar no outro e no final aquecemos o coração com as pequenas grandes dedicações que nos fazem.
É um miminho:)

Agradável forma de trabalhar















De volta ao INALCO desta vez em dias chuvosos e de ventos fortes de Fevereiro que deixavam as nossas formandas preocupadas com as suas caixinhas de fósforos (carro) que poderiam voar a quando o regresso a casa.
Mas o ambiente em sala foi novamente quente e acolhedor. Onde mais uma vez o trabalho e aprendizagens estiveram a par da troca de experiências e da partilha de sentimentos, gostos e características.
E é com o simples jogo do detective que ficamos a saber quem ama chocolate, quem gosta de dormir até tarde aos domingos, quem adora roupa e brincos ou quem gosta de cozinhar para relaxar (é o efeito de ser um grupo só constituído por mulheres). Num outro dia, com desenhos (ou melhor formas um pouco abstractas de representar, mas na linha de um qualquer movimento artístico!!) que vão desde raios na cabeça a pontos de interrogação, começamos a ultima sessão de formação (em mais uma segunda feira chuvosa), e mais um momento de partilha surge antes de se começar a trabalhar a ultima temática. A intenção é limpar a mente e criar boa disposição para mais 4 horas de trabalho. Partilhamos como correu o dia, colocamos para fora tudo de mau (pelos menos tentamos) para que coisas boas tenham o seu espaço para acontecer e para que no finalzinho, nos últimos momentos de formação frases como “…sinto-me mais rica com estas horas de partilha…tenho mais energia para seguir em frente…” sejam escritas em papelinhos. Que para nós formadoras, são muito mais que uma avaliação da formação, são dedicatórias que guardamos religiosamente e que nos fazem também continuar com energia e seguir em frente. Porque também nós aprendemos com cada uma de vocês, também nós em cada temática experimentada (porque é assim que trabalhamos, a experimentar o que de teoria temos para ensinar) aprendemos mais um pouco, sentimos mais um pouco, conhecemos mais um pouco. Para que na próxima formação seja também este grupo um ponto a mais na nossa experiência de trabalho, mais um “documento” a passar.

Monday, February 05, 2007

Segredinhos Chineses Carinhosos

Dizer segredinhos uns aos outros é uma constante nesta idade… e porque no inicio de cada sessão já todos perguntam qual é o quebra-gelo de hoje, que melhor jogo que os Segredinhos Chineses Carinhosos para predispor cada um para o contacto, para uma hora de jogo e até para aquecer o coração?!
Começamos então com os segredinhos chineses em que a Joana diz a Filipa para dizer á Sara que gosta muito de brincar com ela. E lá vai a Filipa dizer á Sara que a Joana disse que gostava muito de brincar contigo…os sorrisos e os olhares cúmplices aparecem…
E nós do outro lado aproveitamos os segredinhos que eles tanto gostam, para trabalhar a partilha, a critica, o elogio, o contacto com o outro, as emoções e até mesmo a voz. Porque todos nós sabemos que os segredinhos são para dizer baixinho e muito pertinho do outro.
Mas não contem nada disto a ninguém…é segredo



Wednesday, January 10, 2007

As vontades…




É a união e a vontade de soprar bem forte para voar mais alto que nos faz continuar… Continuar a trabalhar, a brincar e a ver crescer…

Semelhanças??!!



A intenção não era a semelhança, mas perante os factos não podemos deixar de comentar. Aos olhos esbugalhados da nossa Edite que quer com o olhar apreender o mundo, ao vermelho permanente da sua forma sempre entusiástica de ser e porque não àquelas repinhas rebeldes que às vezes tanto teimam em cair e esconder o sorriso que nos aquece a alma.

Chocolate…




O ar de marota de quem come um pedaço de chocolate durante o trabalho…Mas quem sabe, não corre o risco de dizer “ai a malandra, a comer às escondidas e ainda por cima não dá às crianças!...”. Quem esteve lá sabe que alguém calhou na casa 4 do jogo em que a tarefa era comer um belo triângulo de Toblerone. E que bem que soube a todos nós…

O desfile








E agora apresentamos o desfile das colecções independentes…Venham os aplausos!!!


A maravilha dos trapinhos





Porque não houve nada mais divertido para criar um “pinoco” (peça que cada participante colocava na cabeça quando saltavam de casa em casa), do que uma caixa repleta de trapinhos da avó, lãs da tia e pedacinhos de coisas que temos por casa. Até a velha capa da tábua de passar a ferro foi um sucesso nesta criação que lançará tendência na época de Inverno 07.

Os pés de quem trabalha




E é de pantufa calçada e de meias aos bonequinhos que as formadoras entram também no espírito do Jogo da Glória adaptado. Em que o tabuleiro é um papel de cenário 2m/4m, com casa construída à medida do gosto dos participantes e onde os pinos são eles mesmos.
Dá gosto trabalhar assim..em que o quentinho da alma chega aos pés numas pantufas coloridas.


Monday, January 08, 2007

Ar de criança aos 20 e tais...





Não são meninos e meninas, são adultos crescidões.
Mas perante uma mesa e muitos lápis, o ar de pequeno volta. E as cores dos lápis dão o tom quente que se apanha em fotografias tiradas de repente.
A delícia que é trabalhar com gente que se entrega, que se deixa ir e segue as propostas com lápis de cor bem agarrado entre os dedos!