Pages

Thursday, March 01, 2007

Agradável forma de trabalhar















De volta ao INALCO desta vez em dias chuvosos e de ventos fortes de Fevereiro que deixavam as nossas formandas preocupadas com as suas caixinhas de fósforos (carro) que poderiam voar a quando o regresso a casa.
Mas o ambiente em sala foi novamente quente e acolhedor. Onde mais uma vez o trabalho e aprendizagens estiveram a par da troca de experiências e da partilha de sentimentos, gostos e características.
E é com o simples jogo do detective que ficamos a saber quem ama chocolate, quem gosta de dormir até tarde aos domingos, quem adora roupa e brincos ou quem gosta de cozinhar para relaxar (é o efeito de ser um grupo só constituído por mulheres). Num outro dia, com desenhos (ou melhor formas um pouco abstractas de representar, mas na linha de um qualquer movimento artístico!!) que vão desde raios na cabeça a pontos de interrogação, começamos a ultima sessão de formação (em mais uma segunda feira chuvosa), e mais um momento de partilha surge antes de se começar a trabalhar a ultima temática. A intenção é limpar a mente e criar boa disposição para mais 4 horas de trabalho. Partilhamos como correu o dia, colocamos para fora tudo de mau (pelos menos tentamos) para que coisas boas tenham o seu espaço para acontecer e para que no finalzinho, nos últimos momentos de formação frases como “…sinto-me mais rica com estas horas de partilha…tenho mais energia para seguir em frente…” sejam escritas em papelinhos. Que para nós formadoras, são muito mais que uma avaliação da formação, são dedicatórias que guardamos religiosamente e que nos fazem também continuar com energia e seguir em frente. Porque também nós aprendemos com cada uma de vocês, também nós em cada temática experimentada (porque é assim que trabalhamos, a experimentar o que de teoria temos para ensinar) aprendemos mais um pouco, sentimos mais um pouco, conhecemos mais um pouco. Para que na próxima formação seja também este grupo um ponto a mais na nossa experiência de trabalho, mais um “documento” a passar.