Pages

Monday, September 15, 2008

Ctações que nos fazem sentido...

Steinzor (1968), antecipa-se ao dia em que "o curriculum das nossas instituições públicas e privadas, desde os primeiros niveis, possa fazer da linguagem do diálogo honesto e quente uma parte obrigatória da educação em geral". A completa realização de uma vida interpessoal depende da habilidad da pessoa para comprometer-se efectivamente, ainda que criativamente, com outros. Mas isto não sucede naturalmente, nem seria o resultado de um "dom" de criatividade nas relações humanas. As pessoas deveriam aprender como interactuar com os outros. Mas até à data, continua sem se ensinar nem às crianças, (nem aos adultos!) como comprometer-se com os outros. (...) No entanto, é essencial desde os primeiros de educação, encontrar modos de pôr as pessoas em contacto humano mais efectivo umas com as outras."
Gerard Egan, 1976

Tomámos a liberdade de traduzir algo que nos pareceu fundamental deixar a quem acredita na importância de trabalhar na área da Expressão. Criatividade, Expressão, Improvisação, Contacto,... Pedras chave no dia-a-dia? Nós cremos que sim e por aí vamos...



Thursday, April 24, 2008

Galhardetes e contentamento!

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro o Jogos de Corpo e Voz participou, na pessoa de Edite Amorim, numa proposta de ideia de empresa inovadora relacionada com a criação e a arte, num Projecto chamado Movimentos Autênticos, promovido pelo INSERRALVES.

O Projecto integrava três profissionais da área do movimento como expressão, dois deles com formação também em Psicologia.

Esta ideia de empresa ficou em 13º lugar entre as 76 propostas recebidas pela organização do concurso, pelo que aqui deixamos o prazer e orgulho de ver reconhecida uma ideia que consideramos basilar para a educação e a promoção da saúde: VIVA O MOVIMENTO E A EXPRESSÃO!

Monday, April 07, 2008

Agenda Abril e Maio



Às vezes é possível dizer-se o que se quer mas não comunicar o que se pretende. Apresentar um trabalho em que confiamos mas ver a voz sair a tremer; ter entusiasmo no que se apresenta mas sentir o corpo colado ao chão... E ver passar, diante dos olhos e ouvidos o contrário: trabalhos feitos em cima do joelho que parecem capazes de salvar o mundo, devido à segurança com que a pessoa que o defendeu o fez, é comum!
Muito fácil se vê a importância da comunicação não verbal: a importância do corpo e da voz como ferramentas de expressão.

As formações que estão em agenda abordam o corpo no que toca a movimentação no espaço; gestos; contacto ocular; postura e a voz quanto à entoação, projecção, modulação e dicção. Não são regras. Não são receitas. São abordagens na primeira pessoa, em que cada participante tem a oportunidade de conhecer os seus recursos e perceber por onde melhorar.

Durante as sessões, mais do que ter a intenção de falar sobre a importância do Corpo e da Voz em todo o processo de expressão, será possível provar diferentes formas e alternativas de comunicação, num ambiente de informalidade em que o conhecimento se adquire pela vivência.


18 e 19 de Abril

Falar em Público – corpo e voz como ferramentas de expressão
Inalco (Porto)
18 de Abril (19.00 - 23.00) e 19 de Março (9.30-13.30 e das 14.30-18.30) -12H
Informações: INALCO: 22 6097302 /91 8502317 /96 9238267 / 93 9305919
inalco@mail.pt
www.inalco.pt/

10,17 e 24 de Maio
Falar em Público
Velha-a-Branca (Braga)
3 Sábados das 15h às 20h- 3 sessões de 5h cada - 15 horas
Informações: Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural Largo da Senhora-a-Branca, 23 - 4710-433 BRAGA
info@velha-a-branca.net
253 618 234 / 916 249 180

Friday, February 29, 2008

"Posso toc'arte?" - uma experiência com cor por dentro.











"Ola, cu-cu, quem está?"
Éramos muitos. Quase tantos como as riscas da parede que decoravam a sala de trabalho que nos acolheu no dia 18 de Fevereiro, das 21 às 23, depois de uma dia de trabalho com quase mais horas que riscas.
Os corpos vinham cansados mas os olhos não. A disponibilidade e os pés descalços de sapatos acomodavam-se ao espaço. E o corpo, pouco a pouco, ia entrando na canção.
Foram duas horas de um final de 2ª feira. E a proposta foi aceite. Puderam tocar-se. Constatar maneiras de sentir, de chegar ao outro, de deixar fazer chegar até si.
Descobriram-se cabelos macios, peles lisas, barba farta, várias mãos de princesa e outras peludas e brincalhonas. Deu-se lugar ao corpo e a entender como ele fala, comunica, passa e emite mensagens que vão mais longe do que o olhar. Sorrisos que se vêêm pela ponta dos dedos e de olhos fechados.
Músicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras,... Gente que de alguma maneira de une à SAMP (http://samp.pt/) e aos grandes projectos que se fazem por Pousos (Leiria), e se disponibiliza para se envolver por salas coloridas em noites de segunda-feira, com a representante do Projecto JCV em viagem super-sónica.
As mais de 20 pessoas presentes disseram que sim à proposta deixada e Posso toc'arte foi uma experiência (em) grande!




Wednesday, February 27, 2008

Noticias de um novo ano - AGENDA



Um novo ano, mas o mesmo agradável, entusiasmante e aventureiro trabalho…trabalhar pessoas e com pessoas.
O ano começou logo na segunda semana de Janeiro com a Bianca em mais uma formação de Falar em Público no Estaleiro Cultural Velha –A – Branca em Braga, onde mais uma vez entre diferentes salas tiveram lugar longas e boas conversas e em que o público da formação foi muitas vezes o interlocutor principal. É sempre bom trabalhar ali!

Em Fevereiro arrancaram a todo o gás a actividade de Jogos de Corpo e Voz na Escola Básica do Desterro, com crianças novas de 6 anos e com crianças já antigas frequentadoras do Jogos com 9 anos. Que gostinho que dá voltar ao 1º palco (e é mesmo num palco que trabalhamos) da 1ª actividade que o projecto teve.
Ainda em Fevereiro a Edite rumou até Leiria para mais uma formação na SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos) “Posso toc’art”

Fica a agenda para as próximas formações:


14 e 15 de Março

TÉCNICAS DE CORPO E VOZ PARA APRESENTAÇÕES EM PÚBLICO
Inalco (Porto)

14 de Março (19.00 - 23.00) e 15 de Março (9.30-13.30 e das 14.30-18.30) -12H
Informações:INALCO: 22 6097302 /91 8502317 /96 9238267 / 93 9305919
inalco@mail.pt
http://www.inalco.pt/
Rua Arq.º Marques da Silva, 285, 1º e 6º andares 4150-484 Porto


29 de Março 5 e 12 de Abril

FALAR EM PÚBLICO
Velha-a-Branca (Braga)

3 Sábados das 15h às 20h- 3 sessões de 5h cada - 15 horas
Informações:Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Largo da Senhora-a-Branca, 23 - 4710-433 BRAGA
mailto:info@velha-a-branca.net
253 618 234 / 916 249 180


Outras virão e nós sempre dispostas a trabalhar! Contactem!
jogoscopovoz@gmail.com

Wednesday, January 09, 2008

Era Dezembro e deu-se um passo para relaxar...




Era Dezembro. Dia 22. E entre a azáfama de compras e preparativos, 12 pessoas olharam para o umbigo e vieram.


E numa sala de espelhos, luz e aquecedores, o corpo relaxou e o grupo foi grande.




Em mais uma iniciativa de TCI (trabalho corporal integrado), o enfoque foi a parte de relaxamento corporal através do grupo e com ele.




A Passos no Ar, no Castêlo da Maia abriu-nos as portas e serviu-nos o chá e o bom ambiente. As pessoas trouxeram-se e com elas, presentes do melhor: entusiasmo, curiosidade, energia, disponibilidade, atenção, sorrisos e calor humano.... Cada um trouxe um pouco e o TCI fez o que lhe tocava: juntar tudo e levar à troca....




A quem se deu esse presente, a equipa do Projecto agradece. Afinal, era Natal!

Sunday, January 06, 2008

O Projecto JCV no Programa "Saúde com Arte", Leiria


A 18 de Fevereiro há mais um voo. O destino é a SAMP (Sociedade Artística Musical dos Pousos), em Leiria e o objectivo representa mais um desafio sumarento.


"No âmbito do programa Saúde com Arte, a SAMP terá em 2008 um projecto de formação com alguns dos maiores especialistas nacionais nos domínios científicos e artísticos que cruzam a arte, a ciência e a linguagem. Procurando implementar a formação de todos os profissionais SAMP que trabalham no âmbito da musicoterapia, mas também dirigido a outros interessados (psicólogos, e outros profissionais ligados ao mundo da saúde mental e à área da música), este projecto irá decorrer entre Janeiro e Abril no novo complexo de salas SAMP." Aos nomes de oradores como Nuno Lobo Antunes, António Pedro Oliveira, Carla Almeida, Ana Monção, Vitor da Fonseca, Paulo Rodrigues e Liliane Viegas, junta-se o de Edite Amorim, numa abordagem do corpo ao mundo da música, ao mundo do músico e ao corpo da gente.


Mais informações em: http://samp.pt/


A proposta fica então lançada: "Posso toc'arte?"

Thursday, November 29, 2007

Iniciativas DEZEMBRO 2007 (adultos e crianças)







Crianças e adultos! Nesta época: espaço para todos!
- 15 de Dezembro
OFICINA DE JOGOS PARA CRIANÇAS dos 6 aos 10 anos
Passos no Ar (Castêlo da Maia)
15 de Setembro (Sábado) das 14 às 18 horas
Esta é a Oficina de férias de Dezembro em que através do Jogo, e usando materiais diferentes, a criança aprende coisas sobre si e os outros. A estimulação e o "espicaçar" do desenvolvimento (atenção, cooperação, criatividade, usos da voz,...) bem juntos ao largo das 4 horas de gargalhada que durará a Oficina!
"Traz lanche, roupa cómoda, a tua energia e deixa os pais lá fora!" :)
Uma aposta para quem acredita que o desenvolvimento começa bem cedo!
Informações:Escola Passos no Ar: http://www.passosnoar.net/ passosnoar@gmail.com
91 7055994 / 22 98623920
- 22 de Dezembro
TRABALHO CORPORAL INTEGRADO (TCI)
Passos no Ar (Castêlo da Maia)
Das 14 às 18 horas
De novo esta iniciativa dedicada inteiramente ao bem-estar, ao relaxamento, a aprender do corpo, mas sobretudo a deixar sair todas as tensões! Para que o novo ano comece de novo, realmente. E que o corpo se deixe levar!...
Sempre com música e com actividade de grupo, exploram-se várias formas de relaxamento (algumas mais passivas outras mais activas) e de consciência corporal.
Destinado a qualquer pessoa com tempo para si própria!
"O presente para o umbigo!"
Informações: Escola Passos no Ar (ver acima)

O e-mail - jogoscorpovoz@gmail.com - é também sempre receptivo a qualquer dúvida sobre estas ou outras actividades do Projecto.
E que Dezembro comece!!

Friday, November 16, 2007

3ª Edição - Falar Em Público - Velha -A - Branca


E só nos apetece cantarolar…
Lá vai uma, lá vão duas, lá vão três …formações de Falar em Público…uma é minha outra é tua…outra é de quem está a participar….:)

3ª edição do curso Falar em Público na Velha – A – Branca e pela 3ª vez um grupo de 7 elementos e uma formadora se juntam para mais 15 horas de pura aventura e descoberta da expressão e do valor da comunicação.
E o ponto de partida começa pela descoberta de cada participante, da pessoa que fala, da pessoa que escuta, da pessoa que sente e da pessoa que quer aprender mais para fazer melhor.
E assim, falando daquilo que mais sabemos, nós mesmos, se inicia mais uma formação. Se conhecem as pessoas, se lançam os objectivos e se mostra logo o primeiro trabalho.

Tuesday, November 13, 2007

Um espaço cheio de gente.Gente com espaço dentro.











11 de Novembro. Seria quase impossível imaginar que fosse realmente um Domingo e ainda por cima de primavera, daqueles que convidam a passear perto do Tejo e descansar da e para a semana. Mas ainda assim, às 9 da manhã, os primeiros passos fizeram-se ouvir.
Chegavam os Músicos, com mochila, colchão, instrumentos pendurados e abertura no olho.
Havia cansaço. Mas havia, mais que tudo, vontade, energia, predisposição, interesse, vitalidade.
O espaço amplo depressa se encheu de corpos andantes. E cada corpo se encheu de espaço ao longo do dia.
Começava a formação "O Eu, o Outro e o Espaço". Tudo estava presente e tudo fazia sentido.

Foram 6 horas de trabalho prático, troca de experiências e reflexões. Foram 6 horas de música a soar por fora e movimentos a soar por dentro. O som externo baixou o volume e permitiu ouvir os sussurares dos corpos destes participantes com forma de clave de sol.
A experiência encheu a Orquestra Metropolitana de Lisboa com sons de passos, de corrida, de dança, de contacto com o chão, de balanço de corpos,...
Cada um viu e mostrou de si. E os corpos foram-se afinando mais e mais e mais....

Nessa tarde de sol lá fora, viveu-se o ritmo de outra maneira....

Monday, November 12, 2007

Eram muitos. Foram bons. (A experiência em Leiria)







Eram muitos. Mais homens que mulheres; formações diferentes; necessidades e expectativas diferentes. Movia-os a curiosidade, a vontade de saber mais, de conhecer, e uma disponibilidade extraordinária! Uma paciência enorme! E uma abertura que foi crescendo, pouco a pouco, numa sala com luz e cadeiras azuis.
Gente que deu horas de si para aprender mais. Gente que se deixou mover pelo desconhecido e se deu a 8 horas de formação, divididas em dois dias e, para alguns, bastantes quilómetros.
Assim foi em Leiria, nos passados dias 09 e 10 de Novembro, nas instalações da Movicortes.
Com mais de 15 pessoas ligadas pelo Corpo, a Voz e o sorriso.
Uma formação (ou "encontro", como alguém lhe chamou) com bons frutos e resultados francamente surpreendentes e positivos!
Uma experiência rica para o lado de cá. Uma experiência que se deseja rica para o lado de lá!
Ao empenhado grupo de empenhada gente participante, os Parabéns!
À organização e ao acolhimento o grande Obrigada!

Wednesday, October 31, 2007

Iniciativas NOVEMBRO 2007 - a estender para o sul...

Porto, Braga, Póvoa de Varzim, Mindelo, Castêlo da Maia,...
Por aqui estivemos e vamos estando.
E agora chega a vez de ir mais para sul. Assim, as próximas iniciativas do Projecto terão características específicas e local diferente.

- LIVRARIA ARQUIVO - LEIRIA
9 e 10 de Novembro de 2007
Formação de 8 horas sobre O Corpo e a Voz como ferramentas de expressão em público.
Esta será uma formação em que se explorarão os recursos de Corpo e Voz ao nível do contacto na área de vendas.
Sem inscrições abertas ao público em geral porque destinado apenas aos elementos de um grupo empresarial da Leiria.
Terá lugar na própria Livraria Arquivo (http://www.arquivolivraria.pt/), uma referência nacional ao nível da divulgação de diversas áreas das artes e cultura.

- ASSOCIAÇÃO MÚSICA NOS HOSPITAIS
11 de Novembro de 2007
Formação de 6 horas "O Eu, o Outro e o Espaço", para os músicos da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS).
Este será um espaço em que os Músicos poderão explorar a sua posição no meio físico envolvente, o seu lugar próprio e o contacto com o outro, nesses espaços.
Destinado apenas aos Músicos da APMHIS (http://www.musicanoshospitais.com/).
Terá lugar na Orquestra Metropolitana de Lisboa e será uma excelente oportunidade para a equipa no sentido de contactar com estes profissionais ligados à humanização dos serviços de saúde em Portugal.

Assim se voa de Corpo e Voz... E no meio de livros e música!

Sunday, October 28, 2007

Quem forma também se forma...

A criadora do Projecto sentiu necessidade de voar mais e mais. Porque cada vez apetece avançar passos e passos à frente, conhecer, descobrir, aperfeiçoar...
Assim, neste momento, a par do Master em Análise e Condução de Grupos, na Universidade de Barcelona, que já vai no 2º ano de conteúdo (e prazer de aprender!), junta-se mais uma curso.
Trabalho Corporal Integrativo, com a Associação para a Expressão e Comunicação de Barcelona.
Neste espaço vive-se o trabalho de corpo de várias formas e todas as téncinas são exploradas.
Aprende-se vivenciando, usufuindo, experimentando, testando... Reflecte-se e elabora-se, também.
Mas sobretudo vive-se o que depois se passará a outros, com todo o prazer que trabalhar nesta exigente área acarreta!
Na fotografia uma imagem de um momento de formação. Em que o corpo vai à frente... E todo o resto o segue...

Assim cresce o Projecto: com gente a formar-se e gente a formar!
À Sócia que no dia-a-dia planta as sementes reais e colhe os frutos frescos, o prazer chega-lhe dos sorrisos, vistos mais de perto. O cansaço acompanha-a, com certeza, a exigência far-se-à notar, seguramente, e às vezes chega a sair-lhe do corpo, em forma de nariz entupido! Mas o trabalho vale e deixa contente quem deste lado segue as descrições dos resultados.
A esta, que ao longe e de quando a quando vai podendo ver os resultados de perto, resta-lhe a continuação da formação e a satisfação de saber que o que vale a pena segue. E segue.... E segue... E segue!

Aqui fica o hino àquilo em que se acredita.

Monday, October 22, 2007

Pla 2ª vez na Velha-a-Branca -casa cheia e sorriso também











2º Edição do Curso Falar em Público na Velha – A – Branca, em Braga.
3 sessões, 3 Sábados, 15 horas…15 horas de trabalho passadas e desta vez com turma completa!:))
E os 10 elementos, de simples participantes avulsos e desconhecidos, foram-se tornando pessoas conhecidas, próximas e particulares. Porque falar em público é mais do que transmitir mensagens. É aproximar pessoas, é dar a conhecer e conhecer… E assim “os 10” tornaram-se rostos de super empresas, turistas de Nova York em dias chuvosos, viciadas em café de marca específica, contadores de histórias que perdem autocarros, pessoas que lembram o filme “Do Cabaret para o Convento”, mas desta vez adaptado “Do Hotel para o Jardim de Infância”, mães dedicadas que nos ensinam Língua Gestual, gémeas que se diferenciam e que de semelhança só mesmo uma ténue sombra, homens grandes com voz baixa e doce, mulheres vuluntárias de olhar grande e gestos bracejantes…
E depois de tudo isto criado, de tudo isto conhecido, uma simples actividade de preparação para o treino de voz, em que a intenção era que os participante não se vissem uns aos outros para não criar constrangimentos, estas 10 pessoas dão as mãos e fazem hino aos laços que se criaram.
Do outro lado estou eu, a sócia Bianca, feliz, por ver que trabalhar assim faz a diferença e que as 14 folhas de conteúdos teóricos, as 125451mil actividades que se criaram deram um fruto maior do que melhorar a capacidade dos participantes de falar em público. Criaram também 15 horas de agradável convívio, que passaram rápido e cuja principal crítica foi: "Porque não mais 2 sessões?!!"… Ficou a proposta e a vontade! O necessário para que outras formações surjam, se adequem e novas pessoa se voltem a encontrar!

Wednesday, October 17, 2007

De corpo e voz a fundo- Imagens do 1ºTCI
















Há trabalhos que nos fazem ter a certeza de que andamos no caminho certo, que fizemos a escolha de formação adequada e que seguimos pisadas que nos fazem sentido em todos os sentidos.




E na tarde de 13 de Outubro, divididas as sócias entre formações, na Passos no Ar era assim... Antes de mais, a comodidade de um espaço perfeito. A Passos no Ar (http://www.passosnoar.net/) é mais do que uma escola de danças... É um espaço acolhedor, pensado ao pormenor, com toques de delicadeza e cuidado extremos e com toda a comidade para trabalhos ligados ao corpo... O espaço perfeito para o 1º Curso de Trabalho Corporal Integrado levado a cabo pelo Projecto Jogos de Corpo e Voz. A suavidade do espaço e das pessoas que o coordenam foram meio caminho para a tranquilidade e bem-estar que se criou nessa tarde de sol.
E assim, com várias actividades o trabalho do corpo, pouco a pouco, levou a um clima de grupo perfeito.
Desde a consciência corporal, até à desinibição, ao Estar... Passo-se um pouco de tudo.
Como se nessa tarde "só houvesse presente, sem passado nem futuro...". Aprender a ouvir o corpo, "depois de se perceber que ele fala, comunica".....
Assim foram os feedbacks e assim era a intenção.
E o balanço de mais esta actividade do Projecto é, para a equipa que o leva a cabo, um prazer e um trabalho que faz bem a quem vem e a quem o promove!...
Deixar o corpo falar....

Monday, October 01, 2007

"Ò João, a Bianca roubou-te o coração??"

Começar um grupo tem sempre que se lhe diga. Pessoas novas, actividade nova e pouco conhecida, uma rotina que é quebrada por algo que ainda não tem referência de nenhum género...
E se até com adultos custa começar, com crianças de 3 e 4 anos consegue imaginar-se o cenário, não?
Já há 2 anos que não começávamos um novo grupo de Bebés (chamamos Bebés a todos os menores de 6 anos...). E por isso, as histórias de começos marcam ainda mais.
E esta fica para recordar. A história do João, a quem a Bianca roubou o coração.

Pois era dia de sessão experimental. 13 menininhos e menininhas juntos e a educadora entusiasta a incentivar e a organizar a chegada à sala do eco.
E o João lavado em lágrimas, a chorar como se o mundo fosse desabar e em que o próprio choro
quase fazia por si mesmo desabar o mundo. E a Bianca, com os seus sapatos bonitos e sorriso sincero e cativante, aproxima-se e pergunta-lhe se não quer ir aos Jogos....
E o João troca de colo, agarra-se à sócia dos sapatos - a própria Bianca - e fica, ainda a chorar, mas agarrado a ela como se a conhecesse desde o nascimento!:)
E fica assim a cena paradoxal do bebé a chorar por não querer ir à nova actividade, agarrado sem possibilidade de soltar, ao pescoço de uma pesssoa totalmente desconhecida que por acaso é a própria professora da própria actividade!!!!

Às vezes há cenas assim, que têm fundos sonoros fortes, mas são uma delícia...

Friday, September 28, 2007

Baby-boom!!

Temos o prazer de divulgar a inserção do Projecto numa nova Instituição.
Este ano lectivo os Jogos de Corpo e Voz serão a actividade programada para os novos residentes do Centro Social e Paroquial de Mindelo: os pequenos doces de 4 e 5 anos.
Com a valência de Jardim de Infância aberta pela primeira vez este ano, o Centro convidou o Projecto a realizar a sua actividade extra-"lectiva" para todos o Jardim.
Assim, este ano, o grito dos JOGOS DE CORPO E VOOOOOOZ far-se-à ouvir de novo em Mindelo, desta vez com meninos maiores.
E com muita energia e contentamento da nossa parte pela oportunidade e voto de confiança demonstrados!
À Mafalda, a Directora, o nosso obrigado.
À sócia que o assegurará, toda a energia do mundo!
E aos meninos que nos esperam um sorriso grande de até já!

Cedo haverá notícias de dias de cabelos no ar e história mirabolantes para contar!

Thursday, September 27, 2007

Formação em Trabalho Corporal Integrado


Pois o Projecto avança, evolui e as iniciativas não páram.
Para comemorar os 3 anos de criação, prazer laboral e luta pela área da Expressão, iniciamos uma nova formação: Trabalho Corporal Integrado.
Este curso desenvolve a comunicação não verbal de uma forma essencialmente prática, tocando as áreas do relaxamento, da consciência do corpo e das sensações.
A base? O trabalho de grupo. O encontro de pessoas como vector fundamental. O "toque" como meio.
Assim, a par do trabalho de formações de "Corpo e Voz como ferramentas de Expressão" ou "Falar em público", e das "Dinâmicas de Grupo no trabalho com crianças e jovens", acrescenta-se esta, com um carácter igualmente experimental, em que o que é passado pode ser ensinado a outrém, mas que se caracterriza por um espaço também de disfrute pessoal.
Corpo, Voz, Grupo e Expressão... O tempo passa mas as bases mantêm-se. E junto com elas o mesmo gosto pelo trabalho. A mesma equipa que vibra com cada iniciativa e que mantém a alegria, a cumplicidade e a informalidade em cada trabalho que leva a cabo.

Wednesday, September 12, 2007

Formações SETEMBRO/ OUTUBRO 2007

A partir de agora, o blog Corpo e Voz passa a ter o registo que faltava da agenda de actividades.
Assim, começamos pelas actividades que temos previstas para os meses de Setembro e Outubro.

Viva a rentré!

- 14 e 15 de Setembro
TÉCNICAS DE CORPO E VOZ PARA APRESENTAÇÕES EM PÚBLICO
Inalco (Porto)
14 de Setembro (19.00 - 23.00) e 15 de Setembro (9.30-13.30 e das 14.30-18.30) - 12 Horas
Informações:
INALCO: 22 6097302 /91 8502317 /96 9238267 / 93 9305919 inalco@mail.pt;
http://www.%20inalco.pt/
Rua Arq.º Marques da Silva, 285, 1º e 6º andares 4150-484 Porto


- 29 de Setembro, 6 e 13 de Outubro
FALAR EM PÚBLICO
Velha-a-Branca (Braga)
- 3 Sábados das 15h às 20h- 3 sessões de 5h cada - 15 horas
Informações:
Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural Largo da Senhora-a-Branca, 23 - 4710-433 BRAGA mailto:info@velha-a-branca.net253 618 234 / 916 249 180

- 13 de Outubro
TRABALHO CORPORAL INTEGRADO
Passos no Ar (Castêlo da Maia)
- 13 de Setembro (Sábado) das 15 às 19 horas
Informações:
Passos no Ar:
www.passosnoar.net
91 7055994 / 22 9862392

O e-mail - jogoscorpovoz@gmail.com - é também sempre receptivo a qualquer dúvida sobre estas ou outras actividades do Projecto.

Aqui ficam as primeiras propostas da temporada que começa...

Sócias-amigas em férias....


Julho foi tempo de balanço e de descanso...

Corpos e vozes cansados, dinâmicas já meio estáticas e energias a precisarem de reciclagem.

Assim, a equipa de trabalho tomou-se um respiro e foi descansar.

Nada melhor do que uma reunião de trabalho fora de escritórios, e com possibilidade de durar mais do que umas horas. Para que o tempo físico e mental fosse suficiente para um planeamento que se queria reflectido, voamos dos hábitos e aterramos em Amsterdam.
Daí saíram as directivas para este novo ano que começa para o projecto.
E vão três!
Brindamos, à distância, já, a este novo ano, a mais um e aos que virão!