Pages

Wednesday, October 12, 2011

O fim e o princípio / The end and the beginning

O Projecto JOGOS DE CORPO E VOZ cumpriu 7 anos.
E ao final de 7 anos, como um círculo perfeito, completa-se e fecha as pontas.

O Projecto Jogos de Corpo e Voz, coordenado por Bianca Varandas e Edite Amorim, termina como tal, depois de 7 anos de voo!

Em 7 anos criámos um projeto, demos-lhe nome, corpo, (voz), actividade, movimento.
Ao longo de 7 anos contactámos inúmeras instituições portuguesas, colaborámos com muitas delas, participámos em eventos, recebemos e fizemos convites, juntámos pessoas muito diferentes, criámos processos e adaptámos circunstâncias.

7 anos deram para reforçar a amizade de duas sócias que acreditaram, desde o primeiro minuto, que tinham algo para fazer a diferença.
Desde 2004 que acreditamos em "potenciar o desenvolvimento" e em usar técnicas expressivas para corpos expressivos como ferramenta de trabalho. Desde sempre que acreditámos que os grupos são poderosos veículos para aprender, para partilhar e que crescemos com eles.

Do início ao final, fomos mudando coisas, adaptando, evoluindo.
Depois do trabalho com crianças dos 6 aos 12 anos conhecemos as actividades para bebés de 2 e 3 anos. Depois das actividades semanais, conhecemos as Oficinas intensivas.
Ao trabalho com crianças acrescentámos as formações para adultos, a convite de uma mãe que pedia "algo assim, mas para nós, adultos! Não fazem?"

Fizemos. Fizemos muito e muitas vezes. Formámos em "Falar em Público", em "Dinâmicas de Grupo", em "Trabalho Corporal Integrativo",...

Criámos processos de formação adaptados a cada vez mais e diferentes colectivos. Formámos estudantes universitários e professores, médicos e músicos, psicólogos e educadores.
Formamos, sobretudo, parte de cada grupo em que estivemos, implicadas até à alma.

7 anos passaram e este projecto comum obedeceu às leis que pedem evolução dinâmica.
Bianca Varandas e Edite Amorim continuaram a sua formação profissional e laboral, trabalhando sempre paralelamente noutros contextos, onde novas inquietações surgiram.

E nesta altura de balanços, sentaram-se para mais um dos seus chás de maçã e canela e conversaram sobre caminhos. Sobre os caminhos que seguiriam.

Bianca Varandas abraça o seu gabinete DESCOBRIR, na Póvoa de Varzim, com mais força e imprime-lhe a (cri)atividade com muita energia e empenho. Transforma, diariamente, os quotidianos de crianças e jovens em dias mais cheios, mais sãos. Envolve adultos, promove o "ser melhor". E sorri, como sempre que está a conduzir algo com paixão.

Edite Amorim não deixa o empreendorismo e, recolhendo a experiência e know-how dos 7 magníficos anos de Jogos de Corpo e Voz, com as viagens que não parou de fazer, cria um projecto a solo. Faz nascer a THINKING-BIG de uma vontade de pensar grande que sempre esteve à espreita em cada actividade. A formação mantém-se como actividade, o empreendorismo e a comunicação como motores.

E assim evolui um projecto que se amou, que se ama.
Bianca Varandas e Edite Amorim, amigas, companheiras de trabalho, cúmplices, mantêm o título de "sócias" com que construiram a vontade de fazer sempre mais e seguem os seus caminhos individuais.

E, cada uma no seu novo percurso, despede-se dos JOGOS DE CORPO E VOZ mantendo nele a testemunha de um crescimento.

Gratas por cada pedaço de tempo, despedimo-nos como projecto, de clientes, colaboradores, amigos.

Contentes, mesmo contentes pelo caminho feito!

Abraço de "Atè breve, por aí!"

Bianca Varandas e Edite Amorim



Thursday, July 14, 2011

ALL ABOUT U _Art, Creativity @Training

From 28th till 21th of July, in Manitou Springs, Colorado, Angie Durbin joins Edite Amorim, from Jogos de Corpo e Voz and they create together.
And most important of all: They create with others! With YOU!
Joins uf for all the programm or just for a workshop! Just check the agenda and choose!

We're waiting for you to share creativity!

Criatividade para Empreendedores_A INCUBIT na Cidade das Profissões, Porto



A INCUBIT, organizou, Edite Amorim formou. a 25 de Maio juntaram-se empreendedores ativos, da Cidade das Profissões, no Porto, e CRIATIVOU-SE (clic para mais fotos) com vontade!

Integrar Plástica e Corpo


Em Junho'11, também integrado no curso de TCI, em Barcelona, juntou-se expressão, corpo, movimento e expressão plástica.
Tudo pela mão da Maria Eugénia Manrique, venezuelana com garra que nos marcou de cores os dois dias.
Pintou-se o mundo. ASSIM:

Formação recebida - Ritmo, com Rubén Segal, Argentina


Há formações que continuamos a receber, três anos depois da primeira vez, com o mesmo impacto dos primeiros instantes.
Quando o ritmo se une ao corpo, aos instrumentos, à energia de quem viaja através do Atlântico para partilhar o "dar tudo" em dois dias... Nesses momentos achamos que tudo faz sentido e que sim, queremos continuar a aprender, aprender, aprender...

Em Barcelona, no primeiro fim de semana de Julho'11, com Rubén Segal e os músicos Octávio, Franco y José Luís, integrado no belo trabalho de TCI, coordenado por Luís Carbajal, a energia fluiu (imparavelmente), ASSIM.

Criatividade e Inovação no Varazim 25 Junho 2011


Foi assim!
Éramos de todos os tamanhos e formas. Fazendo coisas diferentes (Duas professoras, um tradutor, uma médica, um piloto de aviões, dois futuros-empreendedores, uma avó, um comercial e uma psicóloga a ensinar e outra a receber).
Gente aberta, disponível, dinâmica, interessada e entusiasta.
Num Sábado de sol, fecharam-se as cortinhas, abriram-se os pacotes de bolachas, e, ajudados pela gente maravilhosa do Varazim Teatro, fez-se luz sobre a Criatividade.
E foi ASSIM (mais fotos clicando no "Assim"):


Obrigada a todos!
E continuem a criar!

Wednesday, May 18, 2011

Corpo para os Músicos






Os "Músicos nos Hospitais" em formação este ano, um belo grupo de 13 profissionais de coração grande e capacidades proporcionais, mergulharam no "Trabalho sobre o corpo" em forma de aula prática de 4 horas.
Um ano mais, o Projeto fica responsável pela introdução ao corpo no espaço, à forma de se relacionar com o ambiente, com a dupla, com o próprio corpo-instrumento.
Um grupo muito diversificado, aberto e empenhado explorou(-se) e (re)conheceu o corpo expressivo.

Tuesday, March 29, 2011

Regresso ao Laboratório Internacional de Teatro Físico na Áustria


Depois da primeira participação, em Agosto, veio o convite para voltar. Desta vez não com sol e vento suave, mas com neve e um frio dos bons. De final de Novembro a inícios de Dezembro 2010.Desta vez não como participante mas como assistente de organização.
Receber o grupo de 50 assistantes, colaborar nos detalhes práticos e teóricos e finalmente a óptima oportunidade de ver o Laboratório e toda a beleza implicada desde fora, como responsável de fotografias de todo o evento.













E, claro, uma vez mais, a fantástica oportunidade de participar activamente numa formação que desenvolve a perspectiva do espaço, do lugar e do poder do corpo e da expressão emocional transformada em expressões corporais.
Sentir em primeira pessoa todos os insights que a teoria destapa. E uma excelente oportunidade de voltar a estar em contacto com o corpo e a sua expressão vistos por profissionais de todos os lados do mundo (EUA, especialmente, desta vez).

Técnicas Expressivas para profissionais da Educação

















De Outubro a Dezembro 2010, o Projecto esteve presente no Centro Social e Paroquial de Mindelo, Portugal, para o desenvolvimento de 6 sessões sobre Técnicas Expressivas.

Mais do que uma formação de fim de tarde, mais do que um protocolo a seguir, mais do que conteúdos a passar, o espaço criou-se à base de partilha.

As 3 horas encheram-se de histórias. Comentaram-se fórmulas que funcionavam, idiossincrasias de crianças, medos que são comuns, anos de experiências e a capacidade de desejar chegar mais longe.
Tudo ingredientes para trabalhar com seres que começam a vida.
Para estes profissionais que trabalham com bebés dos 2 meses aos 6 anos, mais do que técnicas e jogos, interessaram as vistas amplas, as perspectivas assentes num sentir comum.
Em querer passar mais do que uma canção. Em chegar além do jogo, ali onde se esconde o poder do toque, o efeito de um olhar, o reforço por um gesto.

Os profissionais, cansados ao fim das horas de trabalho, trouxeram disponibilidade para o movimento, capacidade de gargalhar e sentido crítico.
Sairam todos com a riqueza da partilha que ensina mais do que formadores de Power Point em punho. Sairam (saímos) convencidos de que a educação é partilha.
É estar. É presente. É sentir e deixar a permeabilidade para ser recebido.

Comunicação, criatividade e dança







Do seguimento do processo de criação, durante 3 meses, da coreografia PUMBA, dos catalães Compañia de Danza Búbulus em Barcelona, surgiu bastante mais que um excelente resultado performativo.
Este trabalho permitiu ainda a ponte com o Varazim Teatro, que apresentou recentemente na sua programação o espetáculo que viajou de propósito à Póvoa de Varzim. Feitas as pontes entre Póvoa (berço do Projeto Jogos de Corpo e Voz) e a sua casa habitual na capital catalã.

O trabalho direto com o coreógrafo Carles Salas, Carmen C., assistente de coreografia, e com as bailarinas Eli e Ona, permitiu a continuação de muita exploração nas áreas da Criatividade e Comunicação.
Destacam-se:
- Sentir para criar - a importância de estar em contacto com o corpo criativo para poder surgir com novas soluções. O equilíbrio interno pedido às bailarinas para integrarem as sugestões externas no su próprio material pessoal.
Esta percepção segue, aliás, a linha vista em Pina Bausch; a importância do "sentir mais".

- A influência da cumplicidade corporal - A influência altamente positiva da profunda cumplicidade entre as bailarinas, permitindo a criação de um "corpo comum", uma linguagem afim e de um só corpo expressivo.

- A produção criativa como um processo aberto - A forma de trabalho desta companhia baseia-se numa comunicação interactiva bidirecional. Este formato levou a uma riqueza de propostas e de explorações visível na qualidade dos efeitos cénicos, corroborando as escolhas feitas e a riqueza de uma criação verdadeiramente conjunta.

Estas foram alguns dos insights registados, facilmente levados para as restantes áreas de intervenção deste Projecto.
Há lugar nas empresas para a criação de um "corpo único"? Um departamento de marketing pode usufruir deste "corpo expressivo" nas suas propostas?
É possível ouvir um project manager através da sua expressão, indo mais além das palavras, captando a essência do que explica verbalmente?
Existe espaço para a escuta comum numa equipa de trabalho? Existe, aliás, espaço para a escuta do corpo que produz? Tempo de estar em sintonia com a tarefa laboral, com a proposta a realizar em prazo limite? Como pode este "estar em contacto" ajudar na criação de cada tarefa?

As intersecções existem. Acompanhemo-las. Levemos mais longe as aprendizagens obtidas nas várias áreas, da dança à empresa, do palco ou open space onde se reune uma equipa.
E depois, talvez tudo PUMBA mais!...
Fica o desafio.