Pages

Tuesday, March 29, 2011

Técnicas Expressivas para profissionais da Educação

















De Outubro a Dezembro 2010, o Projecto esteve presente no Centro Social e Paroquial de Mindelo, Portugal, para o desenvolvimento de 6 sessões sobre Técnicas Expressivas.

Mais do que uma formação de fim de tarde, mais do que um protocolo a seguir, mais do que conteúdos a passar, o espaço criou-se à base de partilha.

As 3 horas encheram-se de histórias. Comentaram-se fórmulas que funcionavam, idiossincrasias de crianças, medos que são comuns, anos de experiências e a capacidade de desejar chegar mais longe.
Tudo ingredientes para trabalhar com seres que começam a vida.
Para estes profissionais que trabalham com bebés dos 2 meses aos 6 anos, mais do que técnicas e jogos, interessaram as vistas amplas, as perspectivas assentes num sentir comum.
Em querer passar mais do que uma canção. Em chegar além do jogo, ali onde se esconde o poder do toque, o efeito de um olhar, o reforço por um gesto.

Os profissionais, cansados ao fim das horas de trabalho, trouxeram disponibilidade para o movimento, capacidade de gargalhar e sentido crítico.
Sairam todos com a riqueza da partilha que ensina mais do que formadores de Power Point em punho. Sairam (saímos) convencidos de que a educação é partilha.
É estar. É presente. É sentir e deixar a permeabilidade para ser recebido.