Pages

Monday, May 15, 2006

Expor emoções em "bica"



E assim se apresenta a colecção Primavera/Verão para 2006, nas mais recentes criações emotivas.
A tendência parece apontar para semblantes alegres, embora possam também encontrar-se caras mais mal dispostas ou mesmo birrentas.

Com os meninos da Biquinha trabalham-se emoções. Ver, reconhecer, experimentar e expressar!
Porque importa perceber os pontapés e os olhares tristes; os sorrisos marotos e os ares rebeldes; os dias bons e os dias não.
Com os meninos da Biquinha trabalham-se emoções. Connosco, o desafio.

A mais recente aventura do Projecto JCV!

O ano lectivo está prestes a acabar, mas ainda assim, o Projecto dos Jogos de Corpo e Voz não deixa de se ver envolvido em mais aventuras.
Desta vez, o alvo de actuação é uma escola de Ensino Básico, em Matosinhos: a Escola da Biquinha.
Fruto de decisões (discutíveis) do Ministério da Educação, o prolongamento lectivo passa a contar com a possibilidade de actividades diferentes da mera componente lectiva. E entram assim em cena, a par de outras actividades fabulosas, os Jogos de Corpo e Voz para os meninos da Biquinha!
E assim, com 4 turmas de pré-escolar e 2 entre o 2º e o 4º ano, se constrói mais um passo nos Jogos.
Na Escola da Biquinha o Projecto a crescer!

Mais uma Oficina de Expressões!

Na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, numa tarde de sol e num grupo composto de gente com vontade de mais, aconteceu mais uma Oficina de Expressões.
O clima gerado não podia ser mais propício à exploração da Expressão: em grupo pequeno, com tempo para explorar individualidades e discutir pormenores, deixou-se ir o Corpo e a Voz mais longe.
O contacto ocular; a movimentação no espaço; a postura; os gestos; a colocação, entoação e projecção da Voz,... Tudo foi trabalhado.
Sem pretender formatar, antes sim procurar aspectos na diferença e conhecer idiossincrasias expressivas :)
Sem analisar, sem dar fórmulas especias. Antes sim a dar dicas e a descobrir, em conjunto, formas e fórmulas de comunicar.
Em mais uma Oficina de Expressões. Que traz sempre muito de diferente.

e que mais se trabalha numa Oficina de Jogos de Corpo e Voz?


Cooperação! Trabalho em equipa!
Tudo o que envolve esforço de construção conjunta e criação de soluções alternativas!
Conta tudo e vale de tudo!
Desde que o empenho esteja lá e no final se possa ver os frutos de uma criação!
Todos os participantes estão em todos os pormenores de cada pequena coisa.
E assim, entre música e gargalahas se constreom cenários de cooperação!

Monday, May 08, 2006

Imagens de uma Oficina de JCV na Páscoa


Era Páscoa. Férias de escola. Muita energia à solta e muita criatividade pronta a ser canalizada, usada e bem aplicada. Então, nada melhor do que duas grandes tardes passadas em Jogos de Corpo e Voz. Daquelas tardes em que se faz o que apetece. Porque as actividades propostas vão de encontro a isso mesmo: ao que pode apetecer a crianças entre os 6 e os 13 anos, com sol a entrar pela sala e um lanche à espera a meio do período de criação e animação!
E assim se começaram os "trabalhos"!

Estas cores dão bem com estes balões!



Estas são as cores e estes os balões! A correspondência é fácil de fazer: é juntar o brilho das nossas cores preferidas aos objectos que nos fascinam e dão para tudo!
Sim, são bebés! Mas requintados, com vontade de escolher e decidir e explorar tudo, tudo à volta!!!

Wednesday, April 05, 2006

Barriga pra baixo... Barriga pra cima...



Num clima relaxado, treina-se a voz. Confortavelmente deitados num puff, fazemos por esquecer que a posição não é a mais fácil e assume-se que é a que dá mais gozo (afinal puffs coloridos dão sempre um colorido especial às actividades). A partir daí, vemos para onde vai a barriga quando respiramos... Expiramos e desce, inspiramos e sobe... E de olhos fechados começa-se a ver como é que os "O's" saem mais facilmente.

Assim se respira, relaxa e aprende a controlar o ar na projecção da voz. Tudo, num Divertida Mente Clube com cores e com crianças cheias de energia e empenho!

Bebés em criação plástica-artística (a desenhar!)

Um papel grande construído em conjunto. Vários lápis à disposição (para pintar, partir e encontrar novas funcionalidades). Muitas ideias e muitos desejos de inventar, de explorar, de criar coisas e coisas e coisas!..... E está dado o cenário para a criação artística! Tudo é permitido! Até desenhar no desenho do outro e assim encontrar novas cores, novas formas. E por momentos vêem-se 5 doces criaturas totalmente entregues ao que lhes sai das mãos pequeninas... Perfeito!


Tuesday, March 28, 2006

Um grupo muito "cool"!

E antes de iniciar um pouco de relaxamento, bem em grupo, não se resiste à pose "cool" de quem tem 6 e 7 anos e muita energia!

O Corpo em todo...













O Corpo em grupo. Movimentos construídos. Um grupo em trabalho.

Outras formas de usar a Voz

E com os diferentes tons de sons bem colocados, se massaja um copo em relaxe... Outras formas de usar a Voz, aqui como potenciador de vibrações corporais. Corpos que relaxam ao sabor dos sons...

Tuesday, March 21, 2006

Resultado final de Corpo, Movimento e Ritmo!

E este foi o resultado final! Corpo, movimento e ritmo,(aliás o nome do próprio curso!) impressos numa folha de papel enorme!

Mais Plástica; sempre Expressão





Em mais uma sessão ligada à Expressão Plástica, o trabalho voltou a fazer-se em grupo. Sempre o grupo...
Desta vez a cor marcou o seu espaço e mancha a mancha, construiu-se.
Essa é a essência: construir em grupo. Ter atenção ao conjunto, integrar cada parte no todo. E o processo decorreu como as imagens mostram, ainda com notas de música de Mozart por trás...

Wednesday, March 15, 2006

Trabalho de Corpo e Expressão Plástica



Aqui numa experiência diferente, mais ligada à expressão plástica, mas sempre com uma forte exploração do trabalho em grupo.
Num outro curso, num outro grupo, com uma intensidade diferente, mas um enorme gozo e desafio positivo!
Assim se exploram traços e desafios expressivos, numa escola inteiramente dedicada à Expressão e com alunos que a ela se dedicam também!
Ao Corpo, à Voz e ao espaço envolvente!

A equipa em formação



Porque é importante avançar, aprender, procurar, conhecer, arriscar! Então aqui se está, na Escola de Expresión e Psicomotricidad Carmén Aymerich, em Barcelona.
Aqui, o registo de trabalho em grupo, numa actividade de desenvolvimento de confiança e dinâmica grupal. Numa sala com óptimo ambiente, gente que se vai conhecendo e muito trabalho pela frente. Do tipo de trabalho que se experimenta, para só depois se poder dirigir.
Assim é este tipo de trabalho: há que experimentar, dar o máximo nas experiências. E só depois se está pronto a ensinar, a passar o que se aprendeu.
E esta experiência de formação está, de facto, a ser muito útil e produtiva!
assim crescem os Jogos, no Corpo e na Voz.

Sunday, March 05, 2006

Contacto Ocular...


"Provar" diferentes tipos de olhar. Experimentar diferentes tempos de olhar e formas diferentes de o fazer.

Um comentário....


"Em Braga, a chover, no meio da juventude..."

Frases solta de gente que, solta, participa na 2ª parte da Oficina de Expressões, em Braga, na Velha-a-Branca... Entre chuva, Corpo e Voz e um bom ambiente criado.

A Voz em treino












Algumas das actividades que se desenvolvem de forma a explorar a colocação e a projecção de Voz... Entre a leitura expressiva e com exploração de nuances e a aliança com o próprio espaço, procura-se que a Voz flua, deslize, se faça ouvir e sentir...

Wednesday, March 01, 2006

Pequenas (em) arrumações.


O ar compenetrado. O empenho. A organização.

:)

Nestas Oficinas vive-se o tempo para arrumar da mesma forma que o tempo para deixar tudo em pantanas e deixar a criatividade sair: com diversão!

E o ar compenetrado, o empenho e a organização demonstrados revelam isso!

:)

Agora está tudo.... Agora não está!




Tão depressa se manifesta o orgulho no trabalho (bem) feito, como, em segundos, zás!
Folha laranja que se vai e espanto que se cria!