Pages

Wednesday, June 28, 2006

Uma sessão ao ar livre




AH!... Dias de sol e de calor! Crianças coloridas e ideias divertidas!
Jogos de Corpo e Voz em acção e com eles a boa disposição!
É bom brincar assim: de manga curta e no jardim!

Ouvi-los falar...


No início de cada sessão de Jogos, a organização é em roda e o ambiente é de partilha de histórias. Momentos de atenção aos participantes sedentos de partilha de aventuras! Um novo cão, uma partida de irmãos, um passeio, um namoro, um teste difícil, uma opinião sobre os dias, ou sobre o estado da Política Externa e a crise interna do país;)
Os temas são variados (e às vezes surpreendentes!), mas é tempo para se falar e para se ouvir. Tempo para dar e receber atenção.
Esta é uma imagem de caras e de cores presentes...

Este é ar de quem está a TRABALHAR?!


Assim se fica quando o trabalho apetece.
Neste dia, como em tantos outros, já passa das 18:30.
Há uma hora inteira a dedicar a uma sessão de JCV com o grupo A (1º e 2º ano) ou o grupo B (3º e 4º ano). E o ar é este!
Solta-se o stress, deixa-se ir a aceleração de dia-a-dias cansativos e entra-se no espírito de ter por fora a mesma idade e por dentro alguns anos a menos.
Trabalhar assim, de facto, apetece, dá vontade, anima, faz-nos sair mais leves, mesmo em dias pesados.
De mãos dadas a crianças pequenas, com música por trás e os Jogos de Corpo e Voz a darem o mote!

Tuesday, June 20, 2006

Os lenços coloridos - parte I

Há uma idade em que as meninas adoram coisas coloridas que se lhes agarrem aos cabelos, à cabeça e ao resto do corpo de uma forma em geral, de forma a torná-las o mais parecidas possível com princesas fabulosas!
No meio de uma sessão em que se trabalhava a atenção, estas meninas de 7 anos mostraram que as desatentas eramos nós: os lenços do saco do material dos Jogos de Corpo e Voz desapareceram por instantes e em segundos tínhamos à frente estes exemplares de princesas instantâneas! E assim ficou provada uma das utilizações dos lenços coloridos do saco dos JCV: surpreender-nos e enfeitá-las:)

Ready? Set!.... GO!















Bebés preparados para a acção!
Numa Oficina dedicada à iniciativa, ao desenvolvimento do poder de escolha e ao fomento da iniciativa positiva, assim estavam preparados 4 dos 7 magníficos!
O ambiente vivido, passado mais de meio ano do início da actividade é do melhor. Atenção, entusiasmo e um ar vivo que acompanha as sugestões das actividades!
Eles crescem. Nós também.

Saturday, June 10, 2006

"Os meninos da Biquinha têm bom coração"


Esta foi uma frase que deu o mote para uma campanha em que as crianças da Escola da Biquinha participaram, mas que chama a atenção pelo seu duplo sentido. É um facto. Os meninos da Biquinha têm bom coração! Às vezes também têm muito mau feitio, às vezes têm a capacidade de torcer paciências; muitas vezes, têm impulsividade suficiente para implodir um prédio de 28 andares,... Mas sem dúvida um bom coração! Neste dia, ganhei um lápis giríssimo, de um grupo deles porque, segundo estava escrito no quadro quando me virei (mesmo sendo proibído escrever no quadro nesta actividade!), "A stora bem bonita!". :)

O 2º C na Biquinha, em acção!


Na sala 8, na Biquinha, o tempo é de Teatro, ou de Jogos de Corpo e Voz, como só os que frequentam a actividade sabem! E a malta do 2º C apanha bem o espírito dos Jogos e mostra a diversão no sorriso!



Nem tudo desliza, nem tudo é fácil, mas quando é bom, É BOM!!
E aqui fica assim um registo de bons momentos com a malta do 2º C!

Massagens com ovos musicais

Os ovos musicais (uma espécie de maracas feitas de ovos de plástico com areia dentro) deram para explorar os sons, mas também outros sentidos!

Aqui, os deliciados bebés massajam e são massajados, deslizando suavemente os ovinhos pelo corpo do outro. E os resultados estão bem expressos nas caras de satisfação de ambos! Assim se experimentam sensações e se aprende a aproveitar momentos de maior tranquilidade. E é bom ver a delicadeza na ponta dos dedos.

De anjinhos a diabretes!





Como estes "anjinhos" prontos a começarem uma sessão da Oficina dedicada à música se trasnformam quando chega um novo elemento ao grupo! O cesto dos papéis passa a ser o foco de brincadeira improvisada e tudo passa a ser possível! Tropelias à visitante paciente e expressões divertidas que permitem soltar gargalhadas. Assim se passa de anjinho a diabrete, sob registo fotográfico! :)

De novo na Velha - parte II


E com boa luminosidade e execelente ambiente, terminamos a 2ª Edição da Oficina de Expressões na Velha-a- Branca, em Braga.
Os ingredientes para os bons resultados? Uma equipa heterogénea, de formações e idades diferentes e total abertura às propostas para a 2ª tarde de Sábado desta Oficina.
É bom trabalhar assim!...