Pages

Monday, May 22, 2006

De novo na Velha!


Na Cooperativa A-Velha-a-Branca, em Braga, a expressão voltou a estar no centro, em forma de Oficina. Num grupo com vontade de sorrir, de despertar, de explorar pontos expressivos, decorreu no passado Sábado, 20, a primeira parte desta Oficina.
Em cada vez surgem novos entusiasmos, o que é sempre um tremendo gosto!
E cá fica mais um registo de um momento de trabalho com verdadeiro gozo!

Viagens a partir de um ponto e sem levantar vôo.




O desafio estava lançado e os jovens criadores, entre os 10 e os 12 anos libertaram a criatividade. O ponto de partida era dado. Um ponto num lugar da folha. A partir daí, sem levantar o marcador e deixando que os traços mais naturais saíssem, foi este o resultado! E no fim, uma boa dose de gargalhada pelos traços saídos de marcadores coloridos!

Bebés no mundo da música












Uma guitarra. Bebés curiosos. Tocar, experimentar, ver, sentir, ouvir. As notas são soltas por todos e cantadas depois de as ordenarmos numa canção simples. Mas só depois de dado o tempo para que o instrumento em si seja virado de pernas para o ar, seja tocado por todo o lado e de todas as formas e tudo, tudo seja experimentado! Assim se explora a música! E se vibra verdadeiramente com cada som!

Monday, May 15, 2006

Expor emoções em "bica"



E assim se apresenta a colecção Primavera/Verão para 2006, nas mais recentes criações emotivas.
A tendência parece apontar para semblantes alegres, embora possam também encontrar-se caras mais mal dispostas ou mesmo birrentas.

Com os meninos da Biquinha trabalham-se emoções. Ver, reconhecer, experimentar e expressar!
Porque importa perceber os pontapés e os olhares tristes; os sorrisos marotos e os ares rebeldes; os dias bons e os dias não.
Com os meninos da Biquinha trabalham-se emoções. Connosco, o desafio.

A mais recente aventura do Projecto JCV!

O ano lectivo está prestes a acabar, mas ainda assim, o Projecto dos Jogos de Corpo e Voz não deixa de se ver envolvido em mais aventuras.
Desta vez, o alvo de actuação é uma escola de Ensino Básico, em Matosinhos: a Escola da Biquinha.
Fruto de decisões (discutíveis) do Ministério da Educação, o prolongamento lectivo passa a contar com a possibilidade de actividades diferentes da mera componente lectiva. E entram assim em cena, a par de outras actividades fabulosas, os Jogos de Corpo e Voz para os meninos da Biquinha!
E assim, com 4 turmas de pré-escolar e 2 entre o 2º e o 4º ano, se constrói mais um passo nos Jogos.
Na Escola da Biquinha o Projecto a crescer!

Mais uma Oficina de Expressões!

Na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, numa tarde de sol e num grupo composto de gente com vontade de mais, aconteceu mais uma Oficina de Expressões.
O clima gerado não podia ser mais propício à exploração da Expressão: em grupo pequeno, com tempo para explorar individualidades e discutir pormenores, deixou-se ir o Corpo e a Voz mais longe.
O contacto ocular; a movimentação no espaço; a postura; os gestos; a colocação, entoação e projecção da Voz,... Tudo foi trabalhado.
Sem pretender formatar, antes sim procurar aspectos na diferença e conhecer idiossincrasias expressivas :)
Sem analisar, sem dar fórmulas especias. Antes sim a dar dicas e a descobrir, em conjunto, formas e fórmulas de comunicar.
Em mais uma Oficina de Expressões. Que traz sempre muito de diferente.

e que mais se trabalha numa Oficina de Jogos de Corpo e Voz?


Cooperação! Trabalho em equipa!
Tudo o que envolve esforço de construção conjunta e criação de soluções alternativas!
Conta tudo e vale de tudo!
Desde que o empenho esteja lá e no final se possa ver os frutos de uma criação!
Todos os participantes estão em todos os pormenores de cada pequena coisa.
E assim, entre música e gargalahas se constreom cenários de cooperação!

Monday, May 08, 2006

Imagens de uma Oficina de JCV na Páscoa


Era Páscoa. Férias de escola. Muita energia à solta e muita criatividade pronta a ser canalizada, usada e bem aplicada. Então, nada melhor do que duas grandes tardes passadas em Jogos de Corpo e Voz. Daquelas tardes em que se faz o que apetece. Porque as actividades propostas vão de encontro a isso mesmo: ao que pode apetecer a crianças entre os 6 e os 13 anos, com sol a entrar pela sala e um lanche à espera a meio do período de criação e animação!
E assim se começaram os "trabalhos"!

Estas cores dão bem com estes balões!



Estas são as cores e estes os balões! A correspondência é fácil de fazer: é juntar o brilho das nossas cores preferidas aos objectos que nos fascinam e dão para tudo!
Sim, são bebés! Mas requintados, com vontade de escolher e decidir e explorar tudo, tudo à volta!!!